top of page

Latão

      O Latão é um metal ou uma liga metálica que advém do Cobre, ou seja, das composições que se pode obter uma liga de Latão, todas contém mais de 50% de Cobre.

      É tradicionalmente denominado “LATÃO” toda liga do sistema Cobre e Zinco, onde o Zinco nunca ultrapassa a quantidade de 45%. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de Chumbo ou Estanho e se classificam em dois grupos: binários (Cobre – Zinco) e ternários (Cobre – Chumbo – Zinco) ou (Cobre – Zinco – Estanho).

      O Latão é um metal que embora apresente razoável resistência à corrosão possui uma resistência mecânica mais elevada que a do Cobre comercialmente puro. O Chumbo é adicionado com o propósito principal de aumentar a usinabilidade. O teor de Chumbo varia de 0,3 a 3,5%. Já o objetivo da utilização do Estanho é melhorar a resistência à corrosão em ambientes agressivos, como água do mar. O teor de Estanho geralmente não ultrapassa 1%. Enfim, o resultado é um metal duro e maleável.

      O Latão comercial ou comum, fabricado em barras, placas e perfis é o binário que apresenta variação de 60 a 65% Cobre e 35 a 40% Zinco com percentagens tão baixas de Chumbo e Estanho que são consideradas como “Impurezas”, porém ajudam a potencializar algumas das características da liga, como a usinabilidade.

      As aplicações do Latão abrangem os mais diversos campos da indústria, desde armamento, passando pela ornamentação, tubos de condensador e terminais elétricos, porcas, parafusos e ainda na fabricação de objetos de uso doméstico, tais como tachos e bacias, instrumentos musicais de sopro e jóias.

 

Itens:

Redondo, Sextavado e Quadrado

barras 12.png
barras 13.png
barras 14.png
Obtenha uma cotação de preço
bottom of page